​​Copyright    © 2015 | Editora Muiraquita

Editora Muiraquitã

SIGA-NOS

Logo Comemorativa

          A Editora Muiraquitã entrou no mercado editorial em 1991, precisamente, no dia 24 de Setembro. Os fundadores eram dois colegas de profissão, Labouré Lima (egressa do Jornal Gazeta Mercantil e da Editora Vozes) e Yan Kleber de Moura (pioneiro no mercado editorial do Rio de Janeiro em prestação de serviços na área de editoração eletrônica para as melhores editoras, no ano de 1987). A dupla de sócios e fundadores, prosseguiu na direção até 1996, ocasião em que ocorreu o desligamento de Yan Kleber da editora. Desde então, Labouré Lima prossegue na Direção Geral.

          A primeira localização da Editora Muiraquitã foi na Rua Santa Rosa, em frente ao Colégio Salesianos de Niterói. Sendo que, em  1996, ocorreu a mudança para à Rua José Clemente, Centro de Niterói. Onde, ainda se encontra instalada. O primeiro livro publicado por esse selo editorial, saiu durante o período do evento "RIO-ECO 92". O título escolhido foi "Uma Visão Otimista da Crise", escrito por Yan Kleber de Moura. O livro surgiu dos diálogos ocorridos nas reuniões editoriais que os sócios mantinham regularmente, durante o primeiro ano da editora.

           Em 1997, já alçando voo solo na carreira editorial, Labouré Lima tomou a decisão de participar, pela primeira vez, da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. O entendimento que os novos autores necessitavam abrir espaço no mercado das letras para mostrar suas obras, instigou a realização desse propósito coroado de êxito, após o lançamento de nove títulos  durante o evento.

           Do início até os dias atuais, a editora conta com o número aproximado de 300 títulos publicados na área de Ciências Humanas. Tais obras reúnem poetas fluminenses dos mais renomados, magistrados, advogados, médicos, professores, estudantes, profissionais liberais e acadêmicos de diversos segmentos, entre os autores.

           O lema da editora Muiraquitã baseia-se em contribuir com a educação e formar novos leitores, considerando que essas pessoas estejam entre os responsáveis por um mundo melhor no futuro. Os autores interessados em ser nossos parceiros nesse ideal, são bem vindos!